quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Saber ouvir

Saber ouvir é uma arte, talvez até um dom.
Ouvir é muito diferente do que apenas escutar. O Aurélio define ouvir, também, como: "atender", "deferir", "inquirir". E escutar: "prestar atenção", "perceber".

Se quiser realmente ouvir alguém será preciso doar seu tempo, sua atenção...
Será preciso um esforço para tentar compreender e receber a mensagem que o outro quer passar. Tentar perceber, através dos sinais ditos e não ditos, o que ele realmente quer dizer.

Um tom solidário de vez em quando com um "Sim" ou um "Entendo..." para demonstrar ao outro que você o está acompanhando. Sem, com isso, opinar ou interferir.

Ouvir não é, simplesmente, ficar calado e assentir com a cabeça. Não é apenas permitir que os outros falem. É, sobretudo, aceitar as opiniões, estar disposto às diferenças, aos conflitos...ouvir dá trabalho. É olhar nos olhos, perceber o outro, entrar um pouco no seu mundo e se colocar no lugar dele
É preciso, acima de tudo, ter empatia.

Apesar de achar que algumas pessoas têm esse dom, eu penso que podemos exercitar no dia-a-dia para, no mínimo, perceber quando não estão nos ouvindo. :o)


Todo ser humano tem necessidade de ser ouvido: nos sentimos apoiados, aliviados. Você já teve a experiência de estar em uma roda de amigos e, quando alguém conta um caso tem uma pessoa que sempre torna a história para si? Além de interromper - o que é muito feio - isso mostra um egoísmo e egocentrismo de quem só conhece as próprias histórias, só valoriza o que aconteceu com si próprio. Se torna uma pessoa pobre de espírito.

Exercite isso a partir de agora, preste atenção além das palavras, e dê sua atenção a quem te fala. Seja um bom ouvido e um bom perceptor. Será um exercício de solidariedade, pois você terá que abrir mão de seu egoísmo, e passará a ser mais flexível. Passará a aceitar que as outras pessoas podem ser criativas e ter ideias também, e descobrirá que o universo alheio pode ser bem interessante.

Ao falar, expiramos: o ar sai pela boca junto com nossa voz e colocamos o que somos para fora, nossos valores, opiniões, sentimentos. Ao ouvir, temos a oportunidade de trazer um pouco do outro para dentro de nós. E isso é vida: renovamos nossas ideias (e porque não, conceitos?), ampliamos nossos horizontes, saimos da caixinha. Pense: se não ouvimos, apenas expiramos e ficamos vazios, sem ar.

E, por fim, você pode se arrepender de ter dito algo, mas dificilmente se arrependerá de ouvir alguém.

E não tenha muita fé nas palavras. "Estatisticamente falando, cada pessoa conta três mentiras a cada 10 minutos de conversa." (Dr. Lightman - Seriado Lie to Me)

Acredite: ninguém quer dizer apenas o que diz e nem sempre quer dizer aquilo que falou.

Atitudes valem mais do que palavras...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...